Xavier Lázaro correu este fim de semana a segunda etapa da WSK Super Master Series, disputada no Circuito de Cremona, em Itália. Na prova que marcou a sua estreia numa nova equipa, a britânica SM Racing, Xavier Lázaro mostrou-se bastante competitivo ao volante do Gillard com motor TM, ao qual se adaptou de forma bastante rápida.
Com a chuva a marcar presença durante todo o fim de semana de forma intensa, no Circuito de Cremona, o jovem de 10 anos desde bem cedo se mostrou confortável ao volante do novo equipamento, conseguindo bons desempenhos na fase preliminar desta etapa da competição promovida pela WSK Promotion. Depois de ser 16º no Qualifying (8º na sua série), na Mini Sub 10 (54 pilotos presentes em Cremona), os desempenhos do piloto português sobressaíram nas Heats que determinam o posicionamento na Pré-Final. Terminando em 4º na primeira Heat (depois relegado para 9º por danos no bico causados por um toque em Niccolo’ Perico na volta de lançamento), o jovem da Várzea de Sintra confirmou a quarta posição na Heat 2, após ter largado do oitavo lugar. Um problema no carburador do seu kart condicionou de forma determinante o ritmo de Xavier Lázaro na derradeira Heat, o que fez com que o português terminasse apenas no 24º lugar.
Hoje de manhã, Xavier Lázaro largou para a pré-Final da 12ª posição. Com uma corrida notável numa pista com especificações de chuva, o piloto da SM Racing esteve ativo e eficaz, subindo posições de forma consistente para terminar a prova no 5º lugar. Infelizmente, fruto da pontuação obtida por Xavier Lázaro no Qualifying e nas Heats, não foi possível fazer melhor que largar para a Final no 20º lugar. Numa prova difícil, com a pista húmida e nalguns pontos seca, o piloto português não conseguiu ter o seu melhor ritmo, ganhando apenas duas posições na prova, terminando no 18º posto.
Xavier Lázaro prossegue o seu extenso calendário competitivo de 2024 já no próximo fim de semana, com a disputa da 3ª etapa da WSK Super Master Series, em Franciacorta.
Xavier Lázaro na SM Racing
Xavier Lázaro estreou-se em competição com a sua nova equipa, a britânica SM Racing. Esta foi uma mudança repentina no ‘mundo’ do jovem piloto português que estava já a entrar no seu terceiro ano com a DR. Após a 2ª etapa da WSK Super Master Series, em Lonato, Xavier Lázaro foi convidado para um projeto extremamente aliciante com a SM Racing, equipa pertencente a Oliver Oakes, um Campeão do Mundo de karting que é personagem importante no mundo do desporto motorizado, sendo também o Team Principal e diretor da Hitech Grand Prix.
Para 2024, com a SM Racing, Xavier Lázaro irá manter todo o seu programa desportivo, que passa por estar presente em todo o calendário da WSK Promotion, assim como o Campeonato Italiano de Karting e alguns eventos da modalidade que terão lugar em solo italiano Além de um extenso calendário de competições, Xavier Lázaro terá também um intenso programa de testes e treinos, com uma estrutura altamente profissionalizada.
Bons Desempenhos no Qualifying, Heats e Pré-Final
Com a mudança repentina de Xavier Lázaro para uma nova equipa, surgiu alguma preocupação relativamente ao desempenho do piloto português na 2ª etapa da WSK Super Master Series, já que este teria que passar por um processo de adaptação ao Gillard, com especificidades próprias, nomeadamente ao nível dos travões. No entanto, Xavier Lázaro adaptou-se muito rapidamente ao seu novo equipamento, começando logo no Qualifying a mostrar-se competitivo. O piloto português foi o oitavo mais rápido do seu grupo e o 16º da geral, ficando a cerca de oito décimas de segundo da pole position.
Com chuva intensa nos primeiros dois dias da prova em Cremona, Xavier Lázaro foi muito competente nas Heats. O resultado na Heat 1 foi condicionado por um toque na traseira de Niccolo’ Perico durante a volta de lançamento, que danificou o bico do Gillard do piloto português. Largando de oitavo, com uma boa corrida, Xavier Lázaro terminou no 4º lugar, mas com a penalização foi relegado para nono. Na Heat 2, o jovem da Várzea de Sintra tornou a fazer uma boa prova, subindo posições de forma consistente, para terminar em quarto. Na Heat 3, o português estava motivado para de novo ser eficiente em prova, mas um problema de carburador acabou por condicionar o ritmo do Gillard com motor TM, acabando por Xavier Lázaro não conseguir melhor que a 24ª posição.
Com a soma dos resultados, o piloto da SM Racing saiu da 12ª posição para a disputa da Pré-Final B. Com mais um bom desempenho em pista, Xavier Lázaro foi subindo posições para terminar no 6º lugar. No entanto, fruto de uma penalização a Niccolo’ Perico por posicionamento irregular no início da prova, o piloto português subiu ao 5º lugar.
Apesar do bom desempenho na Pré-Final, de novo em virtude da soma dos pontos acumulada no Qualifying e Heats, Xavier Lázaro largou para a Final da Mini Sub 10 no 20º lugar. Com a chuva a não marcar presença em Cremona durante as finais e com a KZ2 a correr antes da Mini Sub 10, a pista estava muito difícil, escorregadia, com a linha de trajetória seca. Com os pilotos a optarem por correr a prova com pneus para seco, Xavier Lázaro largou e ainda subiu várias posições na primeira volta, mas nunca se conseguiu entender com o estado do traçado, cometendo erros na travagem para as curvas, o que condicionou o seu desempenho. No final da prova, o português terminou no 18º lugar, ganhando dois lugares relativamente à posição de largada.
Ainda que o resultado da Final não tenha sido o melhor, Xavier Lázaro esteve bem no fim de semana, entrando de forma positiva e com bons desempenhos na sua ‘nova casa’ a SM Racing. O piloto português sentiu-se bem recebido e agradado com o nível da equipa e a sua capacidade de trabalho, realçando o empenho e dedicação de todos os seus membros durante o fim de semana, em especial os conselhos do Oliver, do Stephen Mcneill (chefe de equipa) e Colin Mcnair (mecânico de Xavier Lázaro em Cremona).
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency