“Foi Um Fim de Semana de Extrema Exigência”

Com apenas 7 anos, Xavier Lazaro respondeu afirmativamente ao desafio de correr a Taça de Portugal de Karting 2020 em duas categorias totalmente diferentes.

Foto: Daniela Lázaro

O passado fim de semana foi de várias formas muito diferente para Xavier Lázaro no que diz respeito à sua ainda tenra idade, 7 anos. Por um lado, o regresso à competição com a ‘caravana’ nacional de karting de volta às pistas, para a concretização do calendário referente ao ano passado, cuja Taça de Portugal de Karting ainda não tinha sido realizada. Por outro, uma ’empreitada’ enorme, entregue a um piloto ainda tão jovem: competir em duas categorias tão diferentes entre si.

Só quem está por fora do que é a competição nas categorias mais jovens do karting não percebe quão difícil é esta modalidade, com tanto para aprender, evoluir e processar, na postura e mentalidade de crianças em tão tenra idade. O grau de dificuldade aumenta exponencialmente quando se pede a um jovem de 7 anos para no mesmo fim de semana competir em duas categorias tão diferentes em termos da potência dos motores utilizados, dos chassis, mas sobretudo da condução exigida pelos karts da Iniciação e X30 Mini. A grandiosidade do desafio acabou no entanto por valorizar o desempenho de Xavier Lázaro na Taça de Portugal de Karting 2020, realizada no passado fim de semana no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

Foto: Daniela Lázaro

“Tenho que realçar que a todos os níveis o desempenho do Xavier este fim de semana no Algarve foi notável”, dizia um muito orgulhoso Vasco Lázaro (pai do piloto) ao fim da tarde do passado Domingo. “Na nossa família todos temos noção que o desafio que lhe foi pedido este fim de semana era enorme, especialmente tendo em conta que ele é tão jovem. Basta analisarmos, por exemplo, o tamanho dele comparado com o do piloto que venceu a X30 Mini hoje, parecem de duas realidades completamente diferentes. O Xavier mal consegue empurrar o kart da X30 Mini” (risos). “Pela forma combativa e entusiasmada com que ele se entregou a uma missão difícil, tenho que dizer que foi excelente a sua prestação, reforçada pelos resultados, a vitória na Iniciação e um top 6 na X30 Mini, sendo que este último que veio superar largamente as minhas expectativas”.

Vitória na Iniciação Encerra Um Ciclo

Foto: Daniela Lázaro

Campeão Nacional em título da Iniciação, Xavier Lázaro chegou ao Kartódromo Internacional do Algarve com a missão/responsabilidade de fechar a sua presença na categoria com a obtenção da chamada ‘dobradinha’. Ainda que no sorteio dos motores, o jovem da Várzea de Sintra não tenha sido feliz já que a unidade com melhor performance foi para outro piloto, nem por isso se desmotivou ou desfocou do objetivo final. Apenas foi batido nos treinos cronometrados, nos quais teve que se contentar com o 2º melhor tempo. Venceu todas mangas de qualificação, a Pré Final e a Final. Mais que isso, foi incrementando a sua superioridade em pista a cada corrida, sendo apenas importunado pelo maior rival, Martim Gomes na 1ª manga de Qualificação e na Final. Com este resultado e sobretudo com o desempenho que a ele levou, Xavier Lázaro confirmou-se como o mais forte da categoria em 2020.

“Vencer a Taça de Portugal sempre foi um sonho meu, mas a vontade de o fazer na Iniciação foi aumentando com a espera por esta prova”, referiu Xavier Lázaro que viu a chegada deste tão ansiado fim de semana ser adiada por várias vezes em virtude das restrições aplicadas aos eventos desportivos fruto da ainda existente pandemia de Covid 19. “Ainda me assustei um bocadinho quando não fui o melhor nos treinos cronometrados. Eu não fiquei com o melhor motor e isso acaba por ser uma grande desvantagem, mas a minha família motivou-me muito, o que ajudou a que eu estivesse ainda mais focado nas corridas. Fui ganhando confiança, cada vez a andar mais forteCom este resultado pude realizar o meu sonho, mas agora já tenho outros” (risos).

“Desempenho na X30 Mini Excedeu Todas as Expetativas”

A estreia de Xavier Lázaro na X30 Mini representava uma verdadeira incógnita no que diz respeito aos resultados. Ainda assim estes eram secundários já que o importante era aprender e evoluir, sendo esse aliás o objetivo para toda esta temporada que em breve terá início. O jovem de apenas 7 anos de idade é totalmente inexperiente nesta nova classe onde estará sujeito a desafios de outro nível, com as disputas por posição a serem muito mais frequentes que na Iniciação. No passado fim de semana, Lázaro juntou-se a um pelotão de 12 participantes na X30 Mini.

Foto: Daniela Lázaro

Com o objetivo da presença em Portimão focado na aprendizagem, Xavier Lázaro começou a impressionar nos treinos cronometrados, de onde saiu com o 4º melhor tempo. A volta em 1m08.911s deixou-o a apenas 0,446 segundos da pole position, mas o maior desafio da sua estreia na prova eram as corridas e isso ficou logo patente na tarde de sábado, durante as duas mangas de qualificação. Ainda que aos comandos do Kart Republic, Xavier Lázaro tenha estado competitivo e aguerrido, deixou transparente toda a sua inexperiência acabando por no calor de algumas disputas não evitar danificar o bico do seu kart, o que lhe custou penalizações em ambas as corridas e com isso a queda de vários lugares na classificação.

No Domingo, dia decisivo da prova, com a disputa de uma Pré Final e Final, a juntar às corridas que também teve que fazer na Iniciação, Xavier Lázaro demonstrou foco e maturidade que a ninguém passaram despercebidos, tal como a sua enorme combatividade em pista. O melhor desempenho foi mesmo na Final, onde Lázaro veio do 10º lugar para subir quatro posições na corrida e concluir em 6º, um feito notável. Em comparação com o dia anterior, Xavier Lázaro manteve a capacidade de se envolver em disputas, a noção de que na X30 Mini é fundamental o cone ar com outros pilotos, especialmente em Portimão, tudo isso sem uma única vez danificar o bico do seu kart. A evolução em tão pouco tempo na categoria foi óbvia, tal como a capacidade de pensar e executar as suas metas nas corridas. Para um piloto tão jovem, não deixa de ser impressionante este desempenho, especialmente tendo em conta que teve que se dividir pela complexidade de guiar dois karts de características tão diferentes.

Foto: Daniela Lázaro

“Aconteça o que acontecer, é importante deixar claro que este ano é para o Xavier aprender e evoluir na X30 Mini, independentemente dos resultados que possa vir a obter”, referia Vasco Lázaro no final do dia de Domingo em Portimão. “Ele é muito jovem mas também muito focado. Vai para uma realidade nova onde tem pilotos muito bons e com mais experiência. Por isso, por agora é só treinar e fazer o melhor possível. De qualquer forma, estou muito feliz com o seu desempenho na X30 Mini, excedeu todas as expetativas”.

Sobre a sua participação na X30 Mini, Xavier Lázaro disse, “Estou muito contente com a estreia na X30 Mini, embora no dia de sábado tenha ficado triste com as penalizações, pois achei que não tinha estragado o bico do meu kart. No Domingo consegui estar melhor e já cheguei em 6º na Final. Agora quero é treinar muito para estar cada vez melhor. Quero agradecer o apoio da minha família, dos meus patrocinadores e do Cabo Júnior Team, em especial do meu mecânico Jacinto Gameiro”.