Xavier Lázaro não está a ter um fim de semana fácil na Taça de Portugal/Festa do Karting, prova que está a ter lugar no Kartódromo Internacional de Leiria, com organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados daquela cidade (NDML). Depois de ontem ter ficado sem o seu motor de eleição na sessão oficial de treinos livres, o piloto da Várzea de Sintra teve que se contentar com o 13º tempo no Qualifying, com a volta em 51.973s a deixá-lo a mais de um segundo da pole position na X30 Mini.
“Estivemos aqui há alguns dias em testes e os indicadores deixavam -nos bastante otimistas para um bom resultado este fim de semana, mas com o problema que tivemos hoje no motor, fica tudo um pouco mais difícil”, dizia ontem Vasco Lázaro, pai do piloto do Cabo Júnior Team.
Com o motor danificado a não poder ser aberto em virtude de estar selado pela organização, hoje Xavier Lázaro teve que usar uma unidade de recurso, que obviamente não tem o mesmo nível de performance. Ainda assim, o jovem de oito anos deu o seu melhor em pista, com bons desempenhos em ambas as mangas de qualificação disputadas.
Na 1ª Manga de Qualificação, saindo de 13º, Xavier Lázaro foi combativo em pista, conseguindo chegar ao 10º lugar, posição meritória tendo em conta as limitações em termos de performance, ainda que a equipa tenha conseguido extrair o máximo possível do motor no Kart Republic. O piloto fez a sua melhor volta em 51.481s, quase menos três décimas relativamente ao tempo da qualificação.
Na 2ª Manga de Qualificação, Xavier Lázaro saiu de 10º, mas acabou por ser empurrado por um adversário ainda na primeira volta, caindo várias posições. O seu espírito combativo não se fez rogado e o piloto da Várzea de Sintra ‘fez pela vida’ para recuperar até ao 10º lugar, posição em que concluiu a prova. A sua melhor volta foi em 51.432s, um pouco melhor que na manga anterior.
“Ele está a fazer o melhor possível, tendo em conta o equipamento à disposição para estes dois dias”, disse conformado Vasco Lázaro. “As coisas são o que são e o seu motor faz falta. Não sabemos ao certo o que aconteceu ao motor, mas talvez algum toque mais violento num corretor, causou danos e uma abrupta perda de performance. Ainda assim, com este motor de recurso, o ‘Xavi’ está muito combativo e com sede de corridas, o que é bastante positivo e mostra como está forte a sua mentalidade. Amanhã é outro dia e ele decerto fará o melhor com as condições que tem. De manhã, nos treinos livres, ainda vamos tentar evoluir um pouco mais o seu equipamento”, rematou o pai do piloto.
Pode consultar todos os resultados da prova de Leiria AQUI.
Fotos: Hellofoto